Maria, nossa Senhora e Rainha!
A simples e poderosa Mãe de todos nós.
Maria, antes de ser a Rainha, é a Mãe de todos os nossos sonhos. Mulher de sua gente e de seu tempo, amorosa e sofrida.
Não podemos esquecer que a Imaculada Conceição, que a fé popular cultua, é a humilde Maria de Nazaré.
Multiplicam-se as narrativas sobre a vida da Mãe de Jesus, que foi reduzida a fenômenos que tangem a fantasia. Com a intimidade violada, a sua existência foi resumida a muitas perguntas em torno da virgindade física.
Mas a trajetória de Maria é muito mais ampla, sua imagem reflete o registro das civilizações.
Ela é padroeira de diversos países. Em cada lugar ganha um nome diferente conforme a cultura. Muitas vezes a sua história se mistura com a do próprio povo.
Foi através do afeto e da dor, que brotou a devoção das pessoas por ela, trazendo nomes e sobrenomes carinhosos para a simples Maria, sempre transbordante de todas as graças.
Existem as Nossas Senhoras, que representam os lugares onde nasceu, sofreu e viveu: Nazaré e Belém... As que se consagram em aparições milagrosas: Fátima, Aparecida, Guadalupe e Lourdes; ou, simplesmente as criadas pelas próprias crenças e indigências populares. Enfim, Maria se investe de nomes referenciais a cada momento da vida humana.
Nossa Senhora nos acompanha no "desterro", nas "dores", no "repouso". Vai com o povo alimentando a "esperança", "aconselhando", ajudando","socorrendo", "guiando", dando "remédio", conduzindo à "vitória", trazendo-nos "glória"... Mas todas elas se unem a uma simples e poderosa Mãe Maria.
A imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços está representada de diversas cores e maneiras. É a simbologia mais pura da maternidade, das mães do mundo inteiro, que geram filhos acreditando na vida.
Por isso, hoje dia 31 de Maio, te Coroamos Mãe, como nossa Rainha.
Fiquem na paz!
sua irmã,
Maria Daisy
Comentários