Sereis Batizados no Espírito Santo

Na celebração da vigília de Pentecostes de 2004, em Roma, o Papa João Paulo II afirmou em seu discurso: “Desejo que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja como um renovado salto de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio” (29/05/2004).


Aquilo de mais significativo que a espiritualidade de Pentecostes - sobretudo em consequência da reflexão proveniente do Concílio Vaticano II a respeito da Pessoa e do operar do Espírito Santo - tem resgatado e oferecido à Igreja é uma experiência: a experiência do chamado “Batismo no Espírito Santo”...

“Entre os católicos da Renovação a frase ‘batismo no Espírito Santo’ se refere a dois sentidos ou momentos. O primeiro é propriamente teológico. Nesse sentido, todo membro da Igreja é batizado no Espírito Santo pelo fato de ter recebido os sacramentos da iniciação Cristã. O segundo é de ordem experiencial e se refere ao momento ou processo de crescimento pelo qual a presença ativa do Espírito, recebido na iniciação, se torna sensível à consciência da pessoa.

Segundo Dom Paul Josef Cordes - do Pontifício Conselho Cor Unum (das obras de misericórdia) -, “o batismo no Espírito Santo” é experiência concreta da “graça de Pentecostes” na qual a ação do Espírito Santo torna-se realidade experimentada na vida do indivíduo e da comunidade de fé.

Devemos estar atentos ao fato de que antes de entender e elaborar uma teologia a respeito do Espírito Santo, os apóstolos tiveram uma experiência com Ele. Ainda que, a princípio, não entendessem tudo o que podia significar, os frutos desse chamado batismo no Espírito deveriam, por si só, motivar-nos a querê-lo, a desejá-lo, com muita sede, para a nossa vida de fé.

Alguns dos frutos que se percebem na vida dos que buscam e experimentam essa graça são:
** Conversão interior radical e transformação profunda da vida;
** Luz poderosa para compreender melhor mistério de Deus e seu plano de salvação;
** Novo compromisso pessoal com Cristo;
** Gosto pela oração pessoal e comunitária;
** Amor ardente à Palavra de Deus na Escritura;
** Busca viva dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia;
** Amor verdadeiro e autêntico à Igreja e às suas instituições;
** Descobrimento de uma verdadeira opção preferencial pelos pobres;
** Entrega generosa ao serviço dos irmãos, na fé;
** Força divina para dar testemunho de Jesus em todas as partes.

Que cada um de nós possa estar aberto a essa ação do Espírito Santo, para podermos experimentar esse grande amor de Deus por cada um de nós, que sendo derramado em nossos corações nós dará força e coragem e assim como os Apóstolos, sermos testemunhas de Cristo em todos os lugares.

Fiquem na paz!
sua irmã,
Maria Daisy

Comentários

Postagens mais visitadas