O que é o Advento


Finalidade e espírito deste tempo - Enquanto que o Tempo pascal e da Quaresma, a celebração do Natal do Senhor e da Epifania são comuns a todos os ritos, o Tempo do Advento é próprio do Ocidente. Foi instituído para que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal, mas em pouco tempo adquiriu também um significado escatológico: de fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos." (1)

O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas e não é mais considerado somente como tempo de penitência; ao contrário, é tempo de alegre expectativa.

No tempo do Advento omite-se o "Glória" nas celebrações litúrgicas, mas por razões diferentes da omissão do mesmo no tempo da Quaresma: é para que este hino angélico ressoe no Natal como um cântico novo.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia expressa o aspecto escatológico do Advento, colocando nos corações a alegre expectativa pela segunda vinda de Cristo. Nas semanas seguintes, a Igreja nos prepara diretamente para a celebração do Natal do Senhor.

(1) Cristo, Festa da Igreja, Augusto Bergamini, pp 176,177
Fonte:Comunidade Católica Shalom


Fique na paz!
Sua irmã,
Maria Daisy

Comentários

Postagens mais visitadas