O pão nosso de cada dia

 



Nós, fiéis católicos, devemos estar sempre atentos quanto à importância de acolher o mistério da Sagrada Eucaristia, centro e festa da Igreja, e Dela apreender o sentido verdadeiro da Misericórdia do Pai. Devemos sempre nos voltar para o exercício da adoração a Jesus, que se fez pequeno e pobre na hóstia a fim de estar presente no nosso meio “todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20),
principalmente se levarmos em conta o nosso desânimo e desleixo em levar adiante o anúncio da Boa Nova de Cristo e a necessidade de viver a fé Nele em toda a plenitude e radicalidade.

Provar da experiência da Eucaristia é, literalmente, saborear a docilidade do amor de Deus. Amor que se renunciou em virtude da nossa libertação, entregando-se como prisioneiro numa Cruz, a mostrar que a via de intimidade com o Pai não é percorrida sem espinhos e provações. Em nosso meio, nem sempre a Eucaristia é encarada em sua grandeza, esquecendo-nos nós de atingir o centro da Graça que reside nela, ou melhor, que é ela própria. Para que avancemos na luta diária pela auto-santificação é preciso que a Eucaristia seja o nosso combustível e também a nossa linha de chegada, sem nos determos no nosso pecado e na nossa miséria.

“Que aspiração pode ser maior que a vida?”, indagava o Papa João Paulo II. Que maravilha seria se nós tomássemos consciência de que a vida em plenitude só é encontrada na Eucaristia! Disso resultaria o florescimento da vida eterna em nós, da abundância do Amor que quer viver em unidade de amor conosco. Essa aspiração deve ser nossa, buscada dentro das nossas limitações, no nosso cotidiano.

O Papa sentia a nossa necessidade de orientação e, por isso, invocava a presença real e concreta de Cristo no nosso meio, a fim de nos lembrar a Sua promessa. Dessa forma, atestaríamos que Ele é em nós e nas nossas vidas, e que essa intimi-dade de amor é realidade para todo o sempre.

Nós, Igreja, somos privilegiados por essa Graça que não se extingue, mas que se faz notar e sentir a cada dia, como certeza de Salvação. “A Eucaristia é luz!”, esse era o anúncio de João Paulo II, a nos mostrar a riqueza do mistério de Deus. A Igreja está em eterna festa, pois Cristo é presente em nós e para nós, a nos abençoar e conceder a graça da Sua Intimidade. Festa da Paz!

Um exemplo gritante da nossa falta de amor à eucaristia, mencionado pelo fundador da Toca de Assis – Padre Roberto Lettieri – em suas pregações, é o da socialite carioca que, ao receber a Eucaristia, tomou de uma parte dela e ofereceu ao seu cãozinho. O animal teria “comungado”, não fosse a ação rápida de um ministro da eucaristia que percebeu a ação. Esse fato nos choca e nos interessa pois envolve a noção da divindade no nosso cotidiano e o sempre válido respeito ao corpo e sangue de Cristo.

É de se indagar, aqui, a verdadeira intenção dessa mu-lher ao agir assim: estaria ela enaltecendo a figura de seu cão a ponto de oferecer-lhe o pró-prio Deus ou lhe faltaria a correta noção do mistério da Eucaristia que lhe permitiria evitar esse comportamento escandaloso? Fica a dúvida e o ensinamento. Quem é Cristo Eucarístico para nós? Que queremos nós dessa Graça no nosso meio? Será que nós, após a morte de Jesus e a certeza de Sua ressurreição, ainda não acolhemos devidamente a lição do amor fraterno e Seu ensinamento divino?

Importante é saber, com humildade, que Deus é pródigo em Seu amor e que a Eucaristia é prova incontestável disso. Não respeitá-la ou não amá-la com devoção extrema é não acolher este amor, é rejeitá-lo com imprudência, com soberba. Não é difícil perceber a lição de peque-nez que Jesus nos dá quando concentra toda a Sua potência, largueza e suprema presença na limitada porção da hóstia, provando que é pela submissão aos desígnios do Pai que ganhare-mos o presente da unidade com Ele. Nota-se, daí, a urgência do apelo do Papa em acolhermos o Dom de Deus, em aceitarmos seu alimento, para nós “verdadeiramente comida e verdadei-ramente bebida” (cf Lc 6,55).

BRENO GOMES FURTADO ALVES - Comunidade Shalom

Fiquem na paz!
Sua irmã,
Maria Daisy

Comentários

Postagens mais visitadas