O TEMPERAMENTO NOSSO DO DIA DIA ( II)

(continuação)

SANGUÍNEO: O sanguíneo é uma pessoa calorosa, animada, e de fácil convivência. Receptivo por natureza, as impressões externas encontram facilmente o caminho de seu coração. Sentimentos, em vez de pensamentos, influenciam em suas decisões. No momento em que as pessoas entram em uma sala, ele tende a elevar o ânimo de todos, por meio de sua conversa exuberante e de seu humor. Ao sanguíneo nunca faltam amigos, pois, possui algumas qualidades que são típicas de seu temperamento: Comunicativo, entusiasta, afável, simpático, compreensivo, bom companheiro. A habilidade de responder a outras pessoas é instantânea, assim como sua habilidade para inventar histórias, sua espontaneidade em cumprimentar as pessoas, deriva-se basicamente de seu amor genuíno por elas. Mas os sanguíneos, como qualquer outro temperamento, possui pontos fracos: As pessoas sanguíneas são notoriamente desorganizadas, raramente planejam as coisas com antecedência, poucas vezes tiram proveito dos erros passados, são extremamente egoístas e teimosas, odeiam algo que exija deles perfeccionismo, são pessoas fáceis de serem manipuladas, devida sua consciência fraca, são em geral mentirosos, enganadores, medrosos e inseguros, são tão faladores, que por vezes se tornam chatos.

MELANCÓLICO: Dotado de uma natureza emocional muito sensível, ninguém obtém maior conhecimento em artes do que o indivíduo de tendência melancólica. É um amigo bem fiel, mas não os faz com facilidade. Raramente procura conhecer novas pessoas, sua excepcional habilidade analítica leva-o a diagnosticar com exatidão os obstáculos e perigos de qualquer projeto do qual esteja participando. O melancólico tem fortes tendências perfeccionistas, e esta qualidade quando somada a sua habilidade analítica o torna um grande “caça-detalhes”, quando se ocupa em alguma tarefa, trabalha acompanhando o relógio para satisfazer prazos e padrões, pois, em geral os melancólicos são habilidosos, minuciosos, sensíveis, idealistas, leais e dedicados. Mas qualquer um que já tenha trabalhado com um melancólico, pode prever que sua primeira reação, diante de qualquer coisa, será negativa ou pessimista, e essa é a característica que limita as realizações profissionais dos melancólicos mais do que qualquer outro fator, pois, são egoístas, acuados, confusos, antissociais, inflexíveis, se julgam autossuficientes demais, por isso raramente admitem seus erros. Uma das mais proeminentes características dos melancólicos diz respeito às suas mudanças de humor. Em algumas ocasiões eles são tão brincalhões que agem como se fossem indivíduos sanguíneos, mas em outras ocasiões possuem fortes atitudes negativas. Devido a estas constantes mudanças de humor e de suas atitudes negativas, são pessoas extremamente solitárias no mundo social.

COLÉRICO: O colérico é uma pessoa de atitudes rápidas e práticas. Dotado de um forte gênio, vem a ser uma pessoa independente e com opiniões fortes, a semelhança do sanguíneo, o colérico também é extrovertido, mas não com a mesma intensidade. O colérico não se deixa assustar pelas adversidades, pois, sua determinação permite-lhe obter sucesso onde outros falharam. A natureza do colérico é a parte menos desenvolvida de seu temperamento. Ele não se simpatiza facilmente com os outros, quase sempre é sarcástico, prepotente e iracundo. O colérico dedica-se quase exclusivamente aos aspectos práticos da vida, para ele tudo é considerado a luz da praticidade. Tem uma mente voltada a organização e a desafios, são na maioria das vezes enérgicos, resolutos, práticos, eficientes, decididos e audaciosos, embora os coléricos sejam pessoas extremamente hostis. Os indivíduos coléricos podem causar dor e sofrimento a outros, pois, são pessoas de pavio curto e de atitudes explosivas. Ninguém profere comentários mais mordazes do que um colérico, são muito mais perigosos com seu sarcasmo, do que com uma arma de fogo na mão. A bondade humana não faz parte dos indivíduos coléricos. Eles são os menos afetuosos de todos os temperamentos. Sua rigidez emocional poucas vezes permite-lhe lágrimas, geralmente eles param de chorar com doze anos, e não compreendem quando outras pessoas são levadas as lágrimas. Os coléricos são pessoas muito eficazes, quando trabalhado seus pontos fracos.

FLEUMÁTICO: O fleumático é o indivíduo calmo, sem tensões, que quase nunca se turba ou se torna irado. É o tipo de pessoa com quem é mais fácil caminhar junto, e, por natureza, é o mais fácil de todos os temperamentos para relacionar-se. O fleumático possui uma grande combinação de habilidades que o capacitam, são em sua maioria: cumpridores de deveres, eficientes, conservadores, práticos, diplomatas, estudiosos e bem humorados, habitualmente evita a violência. O fleumático tende a ser um espectador da vida, e tenta não envolver-se muito nas atividades alheias. Os fleumáticos raramente saltam antes de olhar, eles são pensadores e planejadores. Seu trabalho sempre traz a marca da arrumação e da eficiência. O fleumático possui uma grande capacidade de fazer as pessoas trabalharem juntas e produtivamente, e de maneira organizada. A mais óbvia das fraquezas do fleumático é a sua aparente falta de impulso. Poucas vezes instigam uma atividade, mas pensam ou apresentam desculpas para evitar envolver-se nas atividades de outras pessoas. Nenhum temperamento é mais teimoso do que o fleumático, quase nunca se confrontam com outra pessoa. O temor impede que os fleumáticos tomem decisões que exijam um maior grau de responsabilidade, pois, são em sua maioria temerosos, indecisos, contemplativos demais, desconfiados e desmotivados.

(continuação amanhã)

Fique na paz!
sua irmã,
Maria Daisy

Comentários

Postagens mais visitadas