O TEMPERAMENTO NOSSO DO DIA A DIA ( III )
(reflitamos hoje a III e última parte)
Agora que você já foi
apresentado aos quatro temperamentos básicos, você precisa aprender uma coisa
importante: eles nunca mudam. Saiba que os genes de seus pais se combinaram pra
fazer de você um Colérico, ou um Melancólico, ou um Sanguíneo ou um Fleumático,
e você nunca será de outro jeito, pois, seu temperamento é uma parte de você
enquanto viver. Mas podemos usá-los sabiamente e com o controle do Espírito
Santo, de maneira tal que até o que parece defeito, passe a ser virtude. Embora
cada temperamento tenha seus pontos fortes e seus pontos fracos, Deus nos usa
como somos, veja estes exemplos bíblicos:
O Apóstolo Pedro era sanguíneo: O sanguíneo tem o “sangue quente” (não confundir com atitudes explosivas de raiva), e as falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração. Ele exibia um intenso calor em suas emoções, que suas ações se tornavam dinâmicas. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava a Jesus intensamente e era o seu companheiro de todas as horas (Mt 17,1; Jo 2,17). Demonstrava publicamente suas emoções para com o Senhor (Lc 5,1-11; Jo 6,69). Era desinibido e sincero (Lc 5,8). Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo as emoções de seu coração (Mt 14,28-29; Jo 18,10). Submetendo suas fraquezas ao senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o capacitou (At 5, 9-10). Através do livro de Atos dos Apóstolos, podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades que se realçam em poder nas palavras (At 2,14-40), constância (At 3,1), coragem (At 4,13), sabedoria (At 4,19-20), alegria (At 5,41), humildade (At 10,25-26), amor (At 10,21-28), amabilidade (At 11,2-18), fé (At 12,6-11), paciência (At 12,16) e liderança (At 15,7).
Moisés era Melancólico: Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuir este temperamento, mas o mais destacado foi sem dúvidas Moisés. Ele era talentoso (At 7,22); abnegado (Hb 11,23-27); perfeccionista (e Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei e do Tabernáculo) foi leal e extremamente dedicado (Ex 32,31-32). Mas Moisés sofria de complexo de inferioridade, que trazia à tona todas as fraquezas de um melancólico (Ex 3,11-13; Ex 4,1-13). Muitas vezes se deixava dominar pela depressão (Nm 11,11-15). O seu encontro com Deus no Monte Horebe e a freqüente busca da Sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito de Deus, e se tornou não só em um líder destemido, mas no homem mais manso da Terra (Nm 12,3). Quando suas virtudes sobrepuseram seus defeitos, ele se transformou no grande legislador de Israel.
Paulo era Colérico: A principal qualidade do colérico é a sua força de vontade e a sua coragem em contestar os erros, e isso faz dele uma pessoa enérgica, eficiente, resoluta e um líder cheio de audácia e otimismo. O apóstolo Paulo foi portador desse temperamento notável. O livro de Atos dos Apóstolos e as cartas que o apóstolo Paulo escreveu nos revelam isto, veja exemplos como em: At 14,19-24; Gl 1,10 e 15-18; Fp 3,10-14. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo, antes de conhecer o poder transformador do Espírito de Deus, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado (At 9,1), insensível (At 7,58-59), astucioso e prepotente (At 9,2). Ele mesmo testificou de si em 1Tm 1,12-13, porém, com a plenitude do Espírito de Deus, ele se tornou um líder tão apto, que foi capaz de escrever várias cartas as igrejas de sua época, exortando-as a viveram uma vida de santidade e contestando seus pecados.
Abraão o Fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado (Gn 13,8-9), leal, calmo e eficiente (Gn 14,14-16), cumpridor de seus deveres (Gn 14,1422-24). Deus o provou em todas as Suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Sobre ele disse Deus: “Eu o tenho conhecido” Gn 18,19. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento de sua vida espiritual e sua submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade (Hb 11,8-9), do medo (Hb 11,17), e acabou sendo fortalecido na fé (Gn 22,8). Apesar das fraquezas de seu temperamento, ele se deixou ser direcionado por Deus, e isso fez dele um dos maiores homens que já viveu.
A pessoa imatura se deixa dominar ou ser influenciada pelos aspectos negativos do seu temperamento. Muitas situações difíceis no lar, no trabalho e mesmo na sociedade, são criadas por desconhecermos nossas fraquezas e não aceitarmos uma mudança em nossas atitudes, e isto é falta de domínio próprio. Todos devemos saber que não somos perfeitos, contudo, não podemos desanimar, temos apenas que crescer no amadurecimento de nossas vidas, pois, todas as pessoas se enquadram em um desses tipos de temperamento, e Deus usa a todos nós, como nós somos. Ele precisou do colérico Paulo, pois, este teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: “... estou falando daquele Jesus que vocês crucificaram, e que não ficou no túmulo, mas ressuscitou dos mortos.”, assim como também precisou do fleumático João, que tratava a todos com palavras doces como: “... filhinhos... amados...” É importante notar que Deus não mudou o temperamento deles, mas os direcionou, e isto fez deles bênçãos. E é exatamente isto que Ele quer fazer com você. Deus quer usá-lo como você é...
Se você é sanguíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do Reino de Deus. Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade no Reino de Deus. Se você é colérico, use toda sua audácia e coragem para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar sobre o Cristo crucificado, mas ressurreto. Se você é fleumático, use sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que só vive no ódio, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós.
Lembre-se que a saída correta de qualquer crise, apesar do nosso temperamento, é a direção de nosso olhar. Se olharmos somente para o problema, responderemos de acordo com o nosso temperamento. Se, entretanto, olharmos para Deus, responderemos de acordo com o Seu amor, portanto, não importa qual seja o seu temperamento, tenha sempre consigo estas regrinhas básicas e você verá como é fácil descomplicar a vida:
• Sintetize suas idéias e acabe com o diálogo fútil, concentre-se apenas nas prioridades.
• Aprenda a colocar um ponto final em conversas inúteis.
•
Seja um facilitador, no mundo já temos bastante complicação.
•
Solução complexa não indica sabedoria, simplicidade sim.
•
Honestidade revela simplicidade, e isto agrada qualquer um.
•
Pense antes de agir e fale apenas se puder melhorar o silêncio.
•
Seja claro, gentil e simples, você verá como isso facilita tudo.
•
Ser enrolado, confuso, teimoso, desorganizado, indisciplinado e mentiroso só
complicará a sua vida e a dos outros.
•
Seja sempre amigo, pois, inimigos, sempre iremos ter.
E não se esqueça: “Um sábio apenas dá o conselho, você que resolve se quer segui-lo ou não” ( autor desconhecido)
Fique na paz!
sua irmã
Maria Daisy
Comentários